Arroz à Grega prático e rápido

A receita de Arroz à Grega não chega a ser uma novidade, tendo em vista que esse é considerado um prato tradicional de Natal e outras ocasiões especiais.

Mas vamos lá, quem é que não precisou de uma referência quando teve vontade de fazer esse prato?

O arroz à Grega caiu no gosto do brasileiro e mesmo com esse nome passou a fazer parte da nossa culinária. O arroz à Grega não tem nenhum mistério e na verdade não passa de um arroz onde ao final acrescentamos uma série de outros ingredientes.

Em alguns lugares do Brasil, o arroz à Grega ganha outros nomes e apelidos como arroz de forno ou arroz colorido, que na verdade é outra coisa, mas seja qual for o nome, o gostinho é inconfundível.

Então, para você não ficar desesperada por não ter uma receita de arroz à Grega resolvemos deixá-la bem à mão aqui no Clube de Receita.

Arroz à Grega

Veja na relação abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um arroz à grega que poderá servir de acompanhamento para diversos pratos, como carnes, aves e peixes.

Arroz à Grega

Ingredientes para a receita de arroz à Grega

• 3 xícaras de arroz para a base do arroz à Grega
  • 6 xícaras de chá de água
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 1 cenoura média
  • 100 g de uvas passas
  • Queijo parmesão ralado
  • 4 colheres de ervilhas frescas, de preferência
  • Manteiga
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Óleo
  • Pimentão, cebola, salsinha, cebolinha e cenoura

1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho para o tempero inicial do arroz à grega tradicional
  2. Feito isso, junte o arroz lavado e escorrido, o sal e mexa bem até a água secar um pouco, fritando levemente, um dos segredos para fazer arroz
  3. Deixe cozinhar em água fervente, em fogo médio e tampe a panela
  4. Faltando pouco para terminar o cozimento e ainda tendo um pouco de água, ponha a uva passa, deixe terminar o cozimento e separe
  5. Em uma outra panela, coloque a manteiga com um pouquinho de azeite, para a manteiga não queimar e frite as ervilhas sem deixar que elas fiquem moles demais
  6. Junte também nessa fritura a cenoura e o pimentão cortado em cubinhos e a cenoura também em cubinhos
  7. Tudo cozido, junte o arroz e acrescente o parmesão ralado e a salsinha, mexendo bem com um garfo para tudo ficar bem soltinho e desligue o fogo e deixe pegar o gosto por alguns minutos
  8. O que mais para o seu arroz à Grega? Nada, está prontinho!

Agora que você já sabe como fazer arroz à Grega, é apenas uma questão de bolar qual o prato que irá compor esta receita.

Se esta receita de arroz à grega não é exatamente o prato ou acompanhamento que você  estava procurando, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Arroz, onde encontrará diversas outras opções de preparo deste prato.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de arroz à Grega e outras delícias que são publicadas aqui no Clube de Receita, curtindo a nossa página no Facebook.