Receita de Bacalhau à Gomes de Sá – Rápida e Fácil de Fazer

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é uma daquelas que a gente sempre se lembra na hora de pensar em qual delas fazer em ocasiões como a Páscoa, Natal e Ano Novo.

Não que você só deva fazer o bacalhau à Gomes de Sá só deva ser feita nestas ocasiões. Muito pelo contrário, é um prato válido para o ano inteiro.

A origem da receita de bacalhau à Gomes de Sá nos leva a um comerciante de bacalhau da cidade do Porto, na região norte de Portugal.

Este comerciante, que em que tinha um armazém na Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto, chamava-se José Luís Gomes de Sá, daí o nome do prato.

Muito embora ele tenha bolado a receita original, quem a notabilizou mundo afora foi o cozinheiro João, do Restaurante Lisbonense para o qual ele vendeu a receita.

Uma das grandes vantagens do bacalhau à Gomes de Sá é que ele é facílimo de fazer e também bem rápido, ao contrário de outras receitas de bacalhau que temos a nossa disposição.

É um prato simples e perfeito, que sempre agrada a todos, pois faz a junção de diversos elementos clássicos da culinária portuguesa, como o bacalhau em si, batatas, azeitonas e um bom azeite de oliva.

Bacalhau à Gomes de Sá

Agora você irá aprender a fazer a receita de bacalhau à Gomes de Sá, em seu proposta original, a receita que nasceu no armazém da cidade do Porto, como dissemos anteriormente. Confira os ingredientes e o modo de preparo. Esta receita dá para quatro pessoas.

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes para a receita de bacalhau à Gomes de Sá

    • 500 gramas de lascas de bacalhau, dessalgadas e cozidas
    • 500 gramas de batatas, cozidas e cortadas em pedaços
    • 200 gramas de cebola refogada previamente
    • 200 ml de azeite de oliva de ótima qualidade
    • 1 folha de louro
    • Leite quente para cobrir o bacalhau
    • 100 gramas de azeitonas pretas, como manda a tradição
    • 4 ovos cozidos
    • Salsinha
    • Sal a gosto
    • Pimenta do reino branca

Modo de Preparo

    1. O primeiro passo de qualquer receita de bacalhau é justamente dessalgar, o que já demos algumas dicas aqui em nosso site, mas esta receita especificamente, tem um processo diferente
    2. Coloque as peças de bacalhau em uma panela e escalde com água fervente
    3. Depois que começar a ferver, desligue o fogo e deixe assim por cerca de 20 minutos
    4. Em seguida, escoa a água e retire as espinhas e a pele
    5. Tire lascas de bacalhau, uma característica clássica da receita de bacalhau à Gomes de Sá
    6. Coloque estas lascas em um recipiente fundo e cubra com leite bem quente e deixe ficar nesta infusão durante cerca de 3 horas
    7. Durante esse período, corte a cebola em fatias redondas finas, amasse ou esprema o alho
    8. Coloque os dois em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e refogue em fogo médio até que as cebolas fiquem levemente douradas e depois reserve
    9. Cozinhe as batatas com a casca, e depois de cozidas descasque e as corte em rodelas de espessura média
    10.  Escorra o bacalhau e em uma travessa refratária coloque as lascas, a cebola refogada, as batatas, e a pimenta branca moída na hora, misturando com muito cuidado
    11. Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º e deixe cozinhar por cerda de 15 minutos
    12. Retire do forno a salpique a salsinha picada, acrescentes as azeitonas pretas e depois decore com rodelas de ovos cozidos
    13. Sirva bem quente com acompanhamentos ou não

Bem, esta delícia da cozinha portuguesa, já é um prato completo por si só, mas se você quiser dar aquela cara de “casa portuguesa com certeza”, nossa sugestão é que este seja apenas o prato principal.

Como entrada, principalmente se o dia estiver frio, nossa sugestão é que você sirva antes um bom Caldo Verde, que é outra iguaria da culinária portuguesa que agrada a todos.

Bacalhau à Gomes Sá com caldo verde

Se você achar que o bacalhau à Gomes de Sá merece um outro acompanhamento, nossa dica fica por conta de um brócolis cozido no vapor, que é uma sugestão muito comum em termos de receitas de bacalhau.

Agora que você já tem a tradicional receita de bacalhau à Gomes de Sá, é só comprar os ingredientes e preparar o prato. Mantenha-se em dia com esta e outras receitas assinando o nosso Boletim Informativo.

2 COMENTÁRIOS

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui