Como fazer hambúrguer caseiro

Quer saber como fazer hambúrguer caseiro e deixar todo mundo mais do que satisfeito, com uma carne saborosa e ao mesmo tempo suculenta por fora e torradinha por fora?

Bem se este é o seu caso, você não pode perder essa receita de hambúrguer caseiro que aqui entre nós gerou uma grande discussão.

Não que a receita seja difícil, muito pelo contrário. A grande discussão foi sobre a verdadeira receita de hambúrguer caseiro, aquela tradicional mesmo, servida nas melhores hamburguerias americanas.

O resultado, podemos dizer que foi sensacional, pois chegamos a um consenso e apresentamos como fazer hamburguer caseiro, dentro dos mais tradicionais conceitos deste ícone da cozinha americana.

O segredo de como fazer um hambúrguer caseiro perfeito

Quem disse que não existem segredos em uma receita de hambúrguer caseiro? A vantagem é que não são segredos tão bem guardados assim e nem tão complicados.

As franquias de hamburguerias, por exemplo, possuem suas “fórmulas secretas”, mas como você verá, a coisa é bem mais simples.

Basicamente o grande segredo de qualquer hambúrguer de carne bovina é usar uma proporção adequada de carne magra e gordura para fazer a mistura, que é de 80% de carne magra para 20% gordura.

Outro segredo, de acordo com quem sabe como fazer hambúrguer caseiro de qualidade, é não colocar o sal e a pimenta do reino na mistura da carne, e sim deixar para fazer isso na hora de fritar.

Qual a melhor carne para fazer hambúrguer caseiro

Outra dúvida muito comum entre as pessoas que deseja aprender como fazer hambúrguer caseiro, diz respeito à carne a ser usada.

Como dissemos anteriormente, guardada a proporção entre carne e gordura, você pode usar acém ou coxão mole, acrescentando como gordura, bacon, não defumado, ou então barriga de porco com uma boa camada de gordura.

Das carnes que já possuem gordura por si só, você pode utilizar a fraldinha, desde que tenha uma boa manta de gordura, a picanha, que diga-se de passagem resulta em um hambúrguer delicioso, e também a costela, que também irá resultar em um ótimo hambúrguer.

No caso das carnes gordas, o ideal é separar a gordura antes de moer e pesá-la, para poder manter a proporção ideal entre ela e a carne a ser moída.

Hambúrguer Caseiro

Confira abaixo a nossa lista de ingredientes e o passo a passo de como fazer hambúrguer caseiro, uma receita que vai agradar a todos os amantes dessa que talvez seja a refeição mais consumida no mundo inteiro.

Como Fazer Hambúrguer Caseiro

Ingredientes para a receita de hambúrguer caseiro

  • 800 gramas de carne moída magra, conforme comentado acima
  • 200 gramas de gordura conforme dissemos antes
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo

  1. Junte todos os ingredientes e misture bem amassando vigorosamente com a mão até conseguir uma mistura bem homogênea e compacta
  2. Deixe descansar por cerca de 20 minutos para a carne moída absorver bem os temperos
  3. Passado este tempo, divida a carne em cinco porções e modele os hambúrgueres em um aro culinário ou no olho mesmo
  4. Para fritá-lo, coloque uma frigideira antiaderente no fogo e deixe até ela ficar bem quente
  5. Coloque o hambúrguer para fritar e quando o sangue da carne estiver saindo por cima, vire-o na frigideira
  6. Para fazer na churrasqueira, basta colocá-lo na parte de baixo, tomando cuidado para que ele não tenha contato com a chama

Como fazer um hambúrguer caseiro não é mais mistério, agora é apenas uma questão de montar o sanduíche e os acompanhamentos, como um bom molho cheddar, molho barbecue, batatas fritas ou outro acompanhamento de sua preferência.

Saber como fazer hambúrguer caseiro pode abrir algumas opções de negócios para você, como por exemplo, montar uma hamburgueria gourmet ou então ganhar dinheiro vendendo hambúrguer caseiro. Pense nisso.

Agora que você já sabe como fazer hambúrguer caseiro, é só literalmente colocar a mão na massa e acrescentar os outros elementos. Mantenha-se em dia com essa e outras receitas assinando o nosso Boletim Informativo.

6 COMENTÁRIOS

  1. E um Show a receita do hambúrguer sou do ramo de Food Truk eu fiz e meus clientes adorarão muito bom

  2. Adorei as dicas sobre como fazer hambúrguer caseiro. Esses que vendem por aí nos supermercados são carne de soja pura. Esse não.

    • Oi Márcia

      Nossa ideia de escrever este artigo sobre como fazer hambúrguer caseiro veio justamente para as pessoas que não querem mais saber de soluções empacotadas, nada nutritivas e sem gosto de hambúrguer de verdade.

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui