Cortes de carnes para churrasco

Nossa dica de hoje é sobre os cortes de carnes para churrasco mais apreciados pelos brasileiros.

Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne bovina para churrasco, alguns se destacam.

Muitas vezes temos vontade de fazer um bom churrasco, mas na hora de decidir quais carnes irão fazer parte do cardápio, surgem algumas dúvidas.

Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne bovina para churrasco, alguns se destacam.

Para que não restem dúvidas, fizemos uma seleção das carnes básicas para fazer um bom churrasco.

Principais cortes de carnes para churrasco

A equipe do Clube de Receita selecionou os principais cortes de carnes para churrasco e listou-os aqui, com algumas dicas de preparo para você fazer um grande sucesso no próximo churrasco que organizar.

Se você está pensando em fazer um churrasco de sucesso que agrade a toda a família e amigos, ou quem sabe entrar no negócio de buffet de churrasco, o roteiro das carnes principais está logo abaixo!

1 – Picanha

Cortes de carnes para churrasco

A Picanha ocupa lugar de destaque entre os cortes de carnes para churrasco e agrada a todo mundo. Este é um corte genuinamente brasileiro que se caracteriza por ser uma carne macia e ter um sabor acentuado.

A picanha é um corte triangular, que deve ter uma espessa camada de gordura, com um peso total de aproximadamente 1,2 quilos.

A versatilidade da picanha também é uma de suas principais características. Além de presença obrigatória em qualquer churrasco, ela também é indicada paro o preparo de carne na grelha, em uma receita de picanha ao forno ou até mesmo ser preparada em bifes na frigideira.

2 – Contra Filé

Cortes de carnes para churrasco 1

O Contra Filé é outro corte de carne bovina para churrasco que não pode faltar. É um corte extremamente macio, principalmente quando a peça de carne é bem marmorizada, com uma boa distribuição de gordura entre as fibras da carne.

É uma peça de carne de destaque, que fica localizada logo ao lado do filé mignon, que dá origem a outros cortes muito apreciados, como o bife de chorizo, por exemplo.

O Contra Filé faz parte também de outros cortes especiais como o T-Bone, também conhecido como bisteca bovina, ótimo para ser feito na churrasqueira ou na grelha, além é claro de bifes e medalhões.

3 – Alcatra

Carne para churrasco

Entre os cortes de carnes para churrasco mais tradicionais está também a Alcatra, outro corte legitimamente brasileiro, que é um clássico de qualquer churrascaria no país.

A Alcatra é uma carne com menos gordura que as duas outras carnes apresentadas anteriormente, mas também possui um sabor bastante intenso, além é claro, de ser extremamente macia.

Além de ser presença obrigatória em qualquer churrasco, esta também é uma carne que pode ser assada no forno ou frita, como em diversas receitas de alcatra que apresentamos aqui em nosso site.

4 – Maminha

Os melhores cortes de carnes para churrascos

A Maminha é outro dos cortes de carnes para churrasco que os brasileiros simplesmente adoram. Na verdade, a maminha é uma parta da Alcatra, mais precisamente a ponta, por isso mesmo também é conhecida em algumas regiões do Brasil como ponta da alcatra.

É uma carne muito macia e de gosto suave. É o corte preferido para quem deseja fazer um churrasco com uma carne recheada, sendo muito comum nas churrascarias, servirem a maminha recheada com queijo.

Como em outros cortes apresentados aqui, a maminha também é parte de diversas receitas feitas no forno convencional de cozinha.

5 – Fraldinha

Cortes de carnes para churrasco 2

Outro dos cortes de carnes para churrasco que não pode faltar no cardápio é justamente a Fraldinha, uma peça de carne que possui fibras curtas e de sabor que a distingue dos demais cortas.

A fraldinha é um corte feito próximo a costela do boi. É uma carne que não é tão cara e que, por seu sabor inigualável, agrada a todo mundo.

Esta é uma carne que requer algum cuidado em seu preparo, pois desde o preparo antes de ir para a churrasqueira, até o corte ideal, possui alguns segredos que em um outro artigo na nossa seção de churrasco, vamos ensinar.

6 – Costela

Melhores cortes de carne para churrasco

Uma lista de cortes de carnes para churrasco sem a boa e velha costela gaúcha, não está completa. Um corte de carne, que nós assimilamos de nossos países vizinhos, como Argentina e Uruguai, que não pode faltar em um bom churrasco brasileiro.

Você encontra a costela, basicamente em duas versões. A primeira é a costela de ripa, mais seca e com ossos maiores. O segundo corte de costela para churrasco é a ponta de agulha, ou também é conhecida, que tem mais gordura e ossos mais finos.

A costela é uma carne de cozimento demorado, por isso mesmo, o ideal é que seja uma das primeiras a entrar na churrasqueira, na parte superior, de preferência.

7 – Filé Mignon

Principais cortes de carne para churrasco

Entre os cortes de carnes para churrasco, o Filé Mignon é considerado um dos mais nobre, e também caros, mas vale a pena investir em uma carne tão macia como esta, para fazer um churrasco de primeiríssima linha.

No churrasco, o filé mignon pode ser servido em sua forma original, ou então coberto com fatias de bacon, ou então com uma cobertura de queijo parmesão. O importante é o corte, que deve ser feito com a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus no sentido das fibras.

Também bastante versátil, este é um corte que pode ser usado em outros preparos, como Filé à Chateaubriand, onde tradicionalmente é servido mal passado ou no máximo ao ponto, medalhões e outras receitas publicadas aqui em nosso site.

Estes são os cortes de carnes para churrasco mais comuns. É claro que, como dissemos no início desta matéria, existem diversos outros cortes de carne especiais para churrasco, como o T-Bone, Shoulder Steak, Short Rib e outros, mas estes serão tratados em um outro artigo dedicado especialmente a este grupo de carnes nobres para churrasco.

Muitos destes cortes também podem ser usados para compor pratos na forma de bifes, e você pode também conhecer estas opções, lendo o nosso artigo sobre os Tipos de Cortes de Bifes, publicado aqui em nosso site, ou então em nossa seção de Receitas de Carnes.

Agora que você já conhece os principais cortes de carnes para churrasco, é só fazer a sua lista e ir às compras. Mantenha-se em dia com esta e outras dicas assinando o nosso Boletim Informativo.

Cortes de carnes para churrasco
5 (100%) 5 votos

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui