Receita de Batata Rosti Simples

Nossa proposta de hoje é uma receita de batata rosti que podemos garantir que não pode faltar em seu leque de opções na cozinha.

A batata rosti, ou como também é conhecida, a batata suíça, a origem deste prato, é uma receita preparada basicamente com batata ralada, manteiga e sal. Nada mais fácil que isso, mas é claro que ela também tem seus segredos de preparo.

A receita de batata rosti é mencionada pela primeira vez pelo autor suíço Jeremias Gotthelf em 1837. Este prato era tradicionalmente consumido no café da manhã de fazendeiros europeus, acompanhada carne seca, bacon, salsichas, pão e manteiga.

A grande vantagem dessa receita de batata rosti é que ela permite inúmeras variações em seu recheio, o que torna este prato extremamente flexível para agradar a todos os paladares.

Além dessa vantagem, outra coisa que sempre me agrada em uma receita é que ela é fácil e rápida de fazer, o que a torna ideal para aqueles dias que queremos comer algo diferente, mas estamos sem muito tempo para nos dedicarmos a arte culinária.

Quando falamos em uma receita de batata rosti, muita gente acredita que é apenas uma questão de ralar uma batata, colocar na frigideira ou forno, e pronto. Ledo engano.

Uma batata rosti que arranca aqueles elogios que todos nós gostamos de receber, tem seus macetes, e nesta receita vamos mostrar todos os “pulos do gato” deste prato.

Esta é a receita básica da batata rosti. A partir dela, você também poderá fazer variações, e utilizar os conceitos de preparo para uma receita de batata rosti recheada ou então uma receita de batata rosti ao forno.como a batata rosti

Batata Rosti Simples

Confira abaixo o passo a passo de como fazer uma batata rosti simples que temos certeza que irá agradar a todo mundo, e servir de base para a criação de outras versões deste prato.

Receita de Batata Rosti

Ingredientes para a receita de batata rosti

  • 500 gramas de batata, Asterix de preferência
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
  • 100 gramas de cebolinha

Modo de Preparo

  1. Lave muito bem as batatas com casca em água corrente e se tiver, use uma escovinha para retirar todos os resíduos. A batata cozida com casca fica mais saborosa.
  2. Em uma panela, adicione uma colher de chá de sal e coloque as batatas indicadas em nossa receita de batata rosti
  3. Leve a panela ao fogo, deixe cozinha e quando a água começar a ferver, deixe por mais 10 minutos
  4. Aqui vai um dos grandes segredos de uma receita de batata rosti perfeita. Tire as batatas do fogo e deixe esfriar. É importante que as batatas estejam frias e duras na hora de ralar. Eu pessoalmente gosto de deixar pelo menos umas 8 horas na geladeira.
  5. Retire as batatas da geladeira e descasque
  6. Rale as batatas em um ralador de legumes no corte mais grosso que ele tiver e, se necessário, acrescente sal a gosto
  7. Em uma frigideira antiaderente, coloque 1 colher de sopa da manteiga e uma colher de chá de azeite de oliva e aqueça em fogo médio
  8. Quando estiver quente, espalhe a batata ralada cobrindo todo o fundo da frigideira e pressione levemente, deixando fritar por aproximadamente por 3 minutos
  9. Depois de 3 minutos, pegue uma colher de sopa de manteiga e divida em quatro partes, colocando em torno da batata e continue a fritar por mais 2 minutos até ficar bem dourada
  10. Vire a batata e deixe o outro lado fritar também por aproximadamente 3 minutos ou mais até ficar dourada. O segredo de fazer uma batata rosti é justamente estar crocante por fora e macia por dentro
  11. Corte a cebolinha e coloque por cima e sirva em seguida

Para servir, você pode colocar algum molho por cima, o que na verdade, deu origem a nossa batata rosti recheada. Pode ser uma molho espesso, como o molho Béchamel, que vai muito bem com este prato.

Outra sugestão de acompanhamento é servir a batata com bacon frito bem sequinho. Neste caso, você também poderá acrescentar um molho cheddar, que vai dar um toque todo especial.

Com esta receita de batata rosti simples, você terá um prato completo que certamente agradará a todos. Mantenha-se em dia sobre esta e outras receitas, assinando o nosso Boletim Informativo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante da receita de batata rosti. Aliás, o site está muito interessante, com o básico e também surpresas. Bastante equilibrado. Parabéns!

  2. Olá pessoal! Muito top esta receita de batata rosti. Adorei e certamente vou fazer aqui em casa assim que puder.

    • Olá Wendy

      Essa receita de batata rosti é realmente maravilhosa. É a basicona, aquela, que como nós dissemos no textos, os fazendeiros europeus consumiam pelo café da manhão, mas em breve traremos muitas outras receitas, só que desta vez, serão receitas de batata rosti recheadas, que também são uma delícia!

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui