Receita de Bobó de Camarão

Conseguir uma receita de bobó de camarão que seja ao mesmo tempo saborosa, prática e que não tenha ingredientes que você só vai encontrar se estiver no local de origem da receita nem sempre é fácil.

Bem, este problema você não terá mais, pois a equipe do Clube de Receita resolveu isso desenvolvendo uma receita de bobó de camarão com ingredientes que você pode encontrar em qualquer lugar do Brasil.

O bobó de camarão é daqueles pratos que quando a gente experimenta nunca mais esquece, seja ele na versão que for, porque no Brasil, podemos encontrar diversas variações deste prato.

Uma coisa curiosa a respeito desta receita é que ela acabou gerando versões que extrapolam o “universo de camarão”. Temos versões alternativas como o bobó de lagostim, bobó de frango e até mesmo bobó de bacalhau.

O que isso quer dizer? Significa que o arranjo entre os diversos ingredientes que mostraremos a você nesta nossa receita de bobó de camarão é tão gostoso que pode servir de base para outros peixes e até mesmo aves.

Como toda e qualquer receita, o bobó de camarão também tem os seus segredos. Eu, por exemplo, gosto de fazer em uma boa e velha panela de barro, mas isso não impede que você faça a sua em uma panela tradicional.

Por isso, se você está em busca de uma receita de bobó de camarão que é fácil de fazer, prática e sem ingredientes secretos ou difíceis de achar, está no lugar certo.

É exatamente o que você precisa para matar aquela vontade de comer um autêntico bobó de camarão.

Bobó de Camarão

Confira abaixo o passo a passo de como fazer bobó de camarão da maneira mais tradicional possível. Temos certeza de que todos vão adorar este prato mais que típico da Cozinha Brasileira.

Receita de Bobó de Camarão

Ingredientes da receita de bobó de camarão

    • 1 quilo de camarões frescos
    • 1 quilo de mandioca
    • 8 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
    • 2 dentes de alho picado e amassado
    • 1/2 cebola cortada em rodelas
    • 1/2 cebola ralada
    • 1 limão
    • 1 folha de louro
    • 1 lata ou sache de molho de tomate pronto
    • 1/2 pimentão picado miúdo
    • 2 vidros de leite de coco
    • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
    • Cheiro verde a gosto
    • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

    1. Em primeiro lugar lave bem os camarões e os tempere com os dois dentes de alho picado e esmagado, o suco de um limão, a pimenta do reino e sal a gosto.
    2. Deixe marinar por uma hora tempo, tomando cuidado para não deixar tempo demais para que o gosto do limão não fique muito pronunciado.
    3. Enquanto isso, coloque a mandioca para cozinhar em uma panela com as folhas de louro e a cebola cortada em rodelas.
    4. Assim que amolecer bem, junte um vidro de leite de coco, deixe esfriar um pouco e logo em seguida bata no liquidificador.
    5. Em uma panela coloque as seis colheres de azeite de oliva extra virgem, as duas colheres de azeite de dendê, o alho e cebola e frite um pouco
    6. Adicione os camarões e frite por cerca de três minutos
    7. Feito isso, acrescente o molho pronto de tomate, o cheiro verde, o pimentão bem picadinho e cozinhe mais um pouco.
    8. Para finalizar, junte o creme de mandioca batido no liquidificador e também o outro vidro de leite de coco e deixe cozinhar até levantar fervura e pronto!

Estre as receitas de peixes e frutos do mar típicas da cozinha brasileira, eu acho essa uma das mais deliciosas, e se formos analisar bem, muito prática, já que o preparo não é tão trabalhoso assim.

Sirva com arroz branco e uma farofa simples de milho ou de mandioca mesmo. É uma daquelas situações em que menos é mais e mesmo assim fica uma delícia!

Para mim, o camarão é Rei. Seja em um bobó, um risoto de camarão, camarão na moranga ou um strogonoff de camarão, o resultado é sempre delicioso.

Ai está uma bela receita de bobó de camarão fácil de fazer e bem rápida. O que vocês acharam? Para se manter em dia com esta receita e outras delícias publicadas aqui, curta a página do Clube de Receita no Facebook.

4 COMENTÁRIOS

  1. A receita acima é uito bom, mas fica melhor se depois de limpar o camarão , fervê-lo um pouqyuinho e nessa água do cozimento do camarão , cozer a mandioca nela e passar no loquidificador.colocando a massa numa panela para logo depois colocar os ingredientes já preparados nessa panela e misturar bem,. (Assim o caldo fica com mais gosto de camarão! )Aí o conjunto já está bem aquecido e poderá ser servido de imediato. É logico que o camarão cozido deve ser frito junto com os demais ingredientes para ser juntado a massa de mandioca batido. Yogoro Narahashi

  2. Show de bola a receita de bobó de camarão. Sou um adorador desse prato e não sabia que era tão simples de fazer. Obrigado pelas dicas.

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui