Receita de molho Béchamel

Esta receita de molho Béchamel é uma daquelas que eu classifico como polivalentes, pois podem acompanhar ou fazer parte de diversos preparos.

O Béchamel é sem dúvida o mais francês dos molhos. Embora muita gente o confunda com a receita de molho branco, na verdade o preparo envolve algumas diferenças.

A origem do molho Béchamel é envolta em um mistério. Alguns atribuem sua criação ao francês Antoine Carême. Outros atribuem a receita a Louis Béchameil de Nointel, maître d’hotel do rei Luís XIV.

Seja como for, o fato é este é um molho super versátil, que aceita incontáveis variações e que também pode servir de base para o preparo de outros, como o molho aos quatro queijos, outro clássico.

A receita de molho Béchamel, como dissemos anteriormente é super versátil, e pode ser usada na composição de vários pratos, como acompanhando um filé, aves, e até mesmo peixes de gosto mais marcantes, como o salmão e a truta, por exemplo.

Molho Béchamel

Confira abaixo a lista com todos os ingredientes e também o passo a passo de como fazer uma molho Béchamel que, como dissemos anteriormente, poderá ser usado nas mais diferentes receitas.

Receita de molho Béchamel 1

Ingredientes para a receita de molho cheddar

  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 litro de leite integral
  • 1 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo do molho Béchamel

  1. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo suavemente tomando cuidado para não deixar escurecer
  2. Assim que ela estiver derretida, acrescente a farinha de trigo
  3. Mexa com um garfo ou fouet durante aproximadamente dois minutos
  4. Retire do fogo e acrescente e adicione o leite, sempre mexendo, para não deixar empelotar
  5. Agora você vai levar ao fogo de novo até que a mistura ferva
  6. Abaixe o fogo, tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada, e sempre mexendo, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos

Esta receita de molho Béchamel além de deliciosa é também versátil, permitindo que você o utilize como base para diversos outros molhos. Além de ser um dos principais molhos franceses, é também um dos mais versáteis.

Você pode, por exemplo, adicionar queijos na etapa de cozimento e criar um delicioso molho de queijo para acompanhar suas receitas de massas ou servido como cobertura de um filé, por exemplo.

Outra opção é adicionar ervas finas e usá-lo na preparação de pratos a base de legumes, dando um toque especial a eles. Outra opção é usar curry para dar um sabor especialmente exótico ao molho.

Se este molho ainda não é aquele que você está procurando, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas outras opções de molhos e cremes para acompanhar os seus pratos e preparos.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho Béchamel e outras delícias da culinária francesa, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

Receita de molho Béchamel
5 (100%) 4 votos

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas sobre como fazer o molho Béchamel. Dá para usar de diversas formas, mas eu sempre ficava na dúvida sobre como fazer sem empelotar.

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui