Receita de molho de tomate caseiro

Ter uma boa receita de molho de tomate caseiro pode fazer toda a diferença na hora de dar um toque especial aos pratos que usam este ingrediente em seu preparo.

Além disso, quando você usa esta opção, você também estará contando com um ingrediente mais saudável, já que não irá ter que usar qualquer tipo de conservante, aromatizante ou outros produtos químicos comuns nas soluções prontas disponíveis em qualquer supermercado.

Esta receita de molho de tomate caseiro é bem versátil, pois é usada em diversas outras receitas, principalmente aquelas da cozinha italiana como nas receitas de lasanha, receitas de macarrão e tantas outras publicadas aqui no Clube de Receita.

Talvez você esteja se perguntando por que fazer o seu próprio molho de tomate se já existem tantas soluções prontas? A resposta é bem simples. Porque fica muito mais gostoso!

Embora a composição básica de um molho de tomate que a gente compra pronto seja bem simples, tomate, sal e açúcar basicamente, o fato é que com esta receita de molho tomate caseiro você terá a chance de incrementas o preparo.

Você poderá, além de trabalhar com tomates frescos da variedade que você escolher, acrescentas ervas aromáticas e outros temperos que darão um sabor todo especial ao seu prato.

Além de entrar como ingrediente em diversas receitas, o molho de tomate caseiro pode também ser usado como acompanhamento para petiscos, o que torna esta receita ainda mais interessante.

Receita de molho de tomate caseiro

Veja abaixo todos os ingredientes e o passo a passo da nossa receita de molho de tomate que certamente irá dar um toque especial aos seus pratos envolvendo este ingrediente.

Como fazer molho de tomate caseiro - Receita de molho de tomate caseiro

Ingredientes para a receita de molho de tomate

  • 1 kg de tomates italiano ou débora bem vermelhos
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 cenoura inteira
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 ramo de manjericão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Tempere com sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Antes de começar, lave bem os tomates que devem estar bem maduros e vermelhos para dar uma boa aparência ao molho
  2. Faça um pequeno corte em X na base dos tomates e os coloque em uma panela com água fervendo, que deverá cobrir totalmente os tomates
  3. Deixe cozinhando por alguns minutos até a pele comece a soltar
  4. Retire o que chamamos de “olho” do tomate e sua pele
  5. Bata os tomates no liquidificador até ter um molho homogêneo
  6. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola picada, o alho e mexa de vez em quando até ficar com aquele dourado bonito
  7. Junte o tomate já batido ao refogado e também e a cenoura inteira ou cortada em pedaços grandes, que neste caso vai ajudar a reduzir a acidez do tomate, deixando o molho mais saboroso
  8. Leve ao fogo baixo por 20 minutos mexendo de vez em quando e cozinhe até obter um molho espesso
  9. Já tendo cumprido a sua função de reduzir a acidez do molho, retire a cenoura e dê o toque final temperando com sal e a pimenta do reino a gosto
  10. Na hora de servir acrescente as folhas de manjericão fresco picadas

Esta receita tem o rendimento de duas porções, mas se você quiser fazer o molho de tomate em uma quantidade maior, para usar em outros pratos, poderá guardar o molho de tomate em um pote de vidro e até mesmo em potinhos que podem ser congelados para uso em outra ocasião.

Outra opção bastante interessante é fazer disso um negócio e ganhar dinheiro vendendo molhos caseiros, um negócio que vem crescendo bastante no Brasil.

Imagine uma receita de lasanha a Bolonhesa, lasanha ao sugo, macarrão à Bolonhesa ou inhoque com este molho de tomate caseiro especial! Vai fazer toda a diferença.

Se além desta receita de molho de tomate caseiro você também quiser ver outras opções nesta área, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas opções.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho de tomate caseiro e outras delícias, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

Receita de molho de tomate caseiro
5 (100%) 7 votos

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui