Receita de Molho Hollandaise

A receita de molho Hollandaise é um dos clássicos da cozinha e é claro que não poderia faltar em nosso site.

É curioso que a maioria das referências ao molho Hollandaise o classifique como uma receita típica da cozinha francesa, mas na verdade não é bem assim.

Sua receita, pelo menos do ponto de vista histórico, é holandesa, tendo sido citado em 1593, no livro Cozinha Holandesa de Caren Baten.

O grande mérito dos franceses em relação à receita de molho Hollandaise, foi a de torna-lo mundialmente famoso, na medida em que foi incorporado a diversos pratos da culinária francesa.

Embora dê um certo trabalho, o molho holandês, fazendo justiça à sua origem real, é relativamente simples, uma vez que se trata basicamente de um molho de gemas de ovos com manteiga, emulsificado.

Outro ponto de destaque é que a receita de molho Hollandaise também serve de base para diversos outros molhos, como o Béarnaise, por exemplo.

Molho Hollandaise

Veja abaixo todos os ingredientes e o passo a passo de como fazer uma molho hollandaise que certamente irá agradar a todos os paladares

Receita de Molho Hollandaise

Ingredientes para a receita de molho Hollandaise

  • 3 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de água
  • Suco de 1 limão siciliano grande
  • 250 gramas de manteiga
  • 2 pitadas de sal
  • Pimenta branca moída

Modo de preparo do molho Hollandaise

  1. Derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria com uma colher de chá de azeite de oliva
  2. Junte metade do suco de limão e as três colheres de sopa de água em uma pequena panela
  3. Acrescente as três gemas de ovo, o sal e pimenta do reino branca moída na hora
  4. Leve a mistura ao fogo médio e mexa com um batedor de arame fouet fazendo um movimento em oito por dois minutos sem parar
  5. Retire do fogo a panela e coloque a manteiga derretida pouco a pouco e continue batendo vigorosamente com o fouet até o molho encorpar e ficar cremoso
  6. Para finalizar acrescente o resto do suco de limão e continue mexendo mais um pouco e sirva a seguir

Para servir, é importante que você mantenha sempre o molho em banho-maria, até a hora em que for efetivamente usar.

Outro cuidado que você deve tomar é o de não deixar a água ferver, pois isso poderia vir a talhar o molho.

Como dissemos anteriormente, esta receita de molho Hollandaise é super versátil e você poderá usá-la como complemento de diversos tipos de pratos, como os que envolvem legumes, aves e carnes.

Se este não é o tipo de molho que você estava procurando para fazer parte do seu prato principal, nossa sugestão é que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas outras opções de molhos.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho hollandaise e outras delícias publicadas no Clube de Receita, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal

    Adorei a receita de molho Hollandaide! Fiz aqui em casa para acompanham um aspargos frito na manteiga e ficou simplesmente maravilhoso. Valeu mesmo!!!

    • Olá Nica!

      Ficamos muito satisfeitas em saber que a nossa receita de molho Hollandaise foi de seu agrado. realmente, é o tipo de molho que acompanha bem aspargos, mesmo os em conserva, legumes e outros.

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui