Receita de nhoque de aipim com carne seca

Essa receita de nhoque de aipim com carne seca é uma daquelas em que a gente abrasileira todo o formato de cria um prato que é a cara do nosso país.

Eu criei essa em um dia que de início eu estava na verdade querendo comer um nhoque de batata tradicional, daqueles que a gente encontra em qualquer cantina italiana que se preza.

Como faltavam alguns ingredientes, fui a um mercadinho aqui perto de casa e vi um saquinho de aipim já descascado, que venhamos e venhamos, é uma mão na roda para qualquer recita que leva aipim.

Foi aí que eu tive a ideia de criar a minha receita de nhoque de aipim com carne seca, num momento de rebeldia gastronômica total, subversão da ordem culinária.

Eu não queria só trocar a batata do nhoque pelo aipim. Resolvi trocar todos os ingredientes e fazer uma versão de nhoque genuinamente brasileira.

Não faria sentido algum eu fazer um nhoque de mandioca, como também é chamado no aipim em algumas regiões do país, e depois colocar um molho a bolonhesa para acompanhar. Então incorporei a carne seca à receita.

O resultado eu apresento para vocês abaixo e posso garantir que o meu nhoque de aipim com carne seca fica simplesmente sensacional e tenho a certeza que seguindo a receita direitinho, você também vai adorar!

Nhoque de aipim com carne seca

Confira abaixo a lista com todos os ingredientes e como fazer um nhoque de aipim com carne seca que certamente vai entrar para a história e agradar a todo mundo.

Receita de nhoque de aipim com carne seca

Ingredientes para a receita nhoque de aipim com carne seca

  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 1 colhe de óleo
  • 3 colheres de manteiga
  • 400 gramas de carne seca desfiada
  • 1 copo americano e meio de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Salsinha picada
  • Manteiga de garrafa
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela de pressão coloque o óleo e uma colher de manteiga e deixe derreter
  2. Refogue a cebola bem picadinha com o alho amassado até ficarem quase transparentes
  3. Adicione a água e o aipim cortado em pedacinhos e coloque a panela em fogo médio para cozinha durante 20 minutos depois que ela começar a assobiar
  4. Passado o tempo retire a panela do fogo e espere a pressão sair naturalmente e em seguida retire o aipim e amasse
  5. Acrescente a farinha de trigo, o ovo e as duas colheres restantes de manteiga e amasse tudo até conseguir uma mistura homogênea
  6. Coloque a mistura em uma superfície plana enfarinhada e faça rolinhos com a massa
  7. Corte os rolinhos em seções de aproximadamente dois centímetros
  8. Em uma outra panela coloque água para ferver e minutos depois de iniciar a fervura coloque os nhoques, em pequenas quantidades e cozinhe em água fervente até eles subirem à superfície
  9. Coloque os nhoques prontos em um escoador para tirar o excesso de água e reserve
  10. Coloque os nhoques em uma travessa e adicione a carne seca em camadas, finalizando com uma boa quantidade dela na cobertura e leve forno brando por 15 minutos
  11. Retire do forno e mexa um pouco para misturar bem a carne seca e finalize com colocando um pouco de manteiga de garrafa e umas duas colheres de sopa de salsa em cima

Uma dica especial para esta receita de nhoque de aipim com carne seca é cozinhar o aipim na mesma água em que você tiver cozinhado a carne seca, se você for prepara-la na hora. Dá um gostinho todo especial à massa.

Você pode até colocar um pouco de molho de tomate na carne seca, mas neste ponto eu sou meio exigente, só se for molho de tomate caseiro, para não fugir às raízes da receita.

Você pode até fazer uma variação desta receita de nhoque de aipim usando, ao invés da carne seca, a carne moída, mas eu posso lhe garantir que com o charque, como também é conhecida a carne seca nos estados do nordeste, fica bem melhor.

Esta receita é sensacional e merece estar em destaque em nossa área de receitas da cozinha brasileira, mas se o seu negócio é comer um nhoque e essa ainda não é a receita que você queria, sugerimos que dê uma olhada na seção de Receitas de Massas do Clube de Receita, onde certamente encontrará o que você procura.

Mantenha-se atualizado sobre esta receita de nhoque de carne seca e muitas outras delícias da cozinha, assinando o nosso Boletim Informativo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante da receita de nhoque de aipim com carne seca. Tem que ser assim mesmo. Volta e meia a gente pode dar uma abordagem super brasileira a uma receita clássica de outras cozinhas e criar um prato genuinamente nacional.

    • Olá Wagner

      Essa receita de nhoque com aipim é bem a cara do Brasil mesmo. Essa é bem a ideia da cozinha criativa. A gente pega um prato clássico, as vezes de outros países, adapta às nossas tradições e ingredientes, e surge com algo totalmente novo.

  2. Obrigada pela receita de nhoque de aipim com carne seca. É realmente uma forma de abrasileirar o prato que o deixa com um gostinho todo especial.

Deixe aqui o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui