Receita de Rosbife de Filé Mignon Simples

A proposta desta receita de rosbife de filé mignon simples é justamente apresentar o preparo desta carne e a partir dela você derivar diversas outras receitas, tendo esta como base.

Existem dezenas de receitas de filé mignon, e aqui mesmo no Clube de Receitas apresentamos diversas, e todas elas, na verdade partem desta receita básica.

A macies, suculência e textura do Filé Mignon, fez com que este corte que vem da parte traseira do boi, a ponta do filé, um dos cortes de carne mais usado em pratos de diversas cozinhas ao redor do mundo.

A Culinária Francesa, por exemplo, oferece uma série de receitas a base de filé mignon, sempre acompanhadas de molhos especialmente desenvolvidos para este preparo básico.

Nesta receita de rosbife de filé mignon, vamos mostrar dois dos grandes segredos deste prato. O primeiro deles é como dar um gosto todo especial à carne, e o outro é como deixar o rosbife de filé mignon no ponto certo.

Rosbife de Filé Mignon Simples

Veja abaixo a lista de ingredientes e o preparo para saber como fazer rosbife de filé mignon de maneira que ele fique ao mesmo tempo, saboroso, suculento e no ponto certo, com uma crosta deliciosa e o interior rosado.

Receita de Rosbife de Filé Mignon

Ingredientes para a receita de rosbife de filé mignon

• 1 quilo de filé mignon
  • 1 colher de cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

1. Limpe bem a peça de filé mignon e coloque em uma bandeja para começar a temperar
  2. Em uma tigela, esprema o alho, pique a cebola em pedaços bem pequenos e acrescente o sal
  3. Amasse um pouco todos os ingredientes, até formar uma certa pasta
  4. Tempere o filé mignon com esta pasta, massageando levemente o corte para que o tempero penetre bem na carne e deixe descansar por uns 30 minutos em temperatura ambiente
  5. Aqueça uma frigideira ou panela antiaderente grande e coloque a manteiga e também a colher de azeite de oliva, para não queimar a manteiga e espere ela ficar bem quente
  6. Dê uma última massageada no filé mignon e coloque-o para fritar, começando pela ponta mais larga do filé, para selar a carne nesta parte e deixa-lo mais suculento
  7. Depois disso, deite a carne e frite as laterais do filét mignon, virando sempre que um lado estiver dourado, de forma a criar uma leve crosta em todos os lados da carne durante 15 minutos
  8. Durante este processo, pegue o caldo que vai se formando no fundo da frigideira ou panela com uma colher de sopa, e derrame na parte superior da peça
  9.  O ponto certo de um rosbife de filé mignon é o interior rosado por dentro e bem dourado por fora, o que na hora que você fatiar o filé ele fique com aquela aparência característica deste prato
  10. Sobre o ponto, se você quiser um pouco mais para o mal passado, é apenas uma questão de fritar menos na frigideira, ou o contrário, mais tempo para o rosbife de filé mignon mais bem passado

Essa é a receita de filé mignon simples, que por si só, com um bom acompanhamento, como um Aligot, arroz a Piamontese, aspargos e outros, já é um prato maravilhoso.

As variações dessa receita de rosbife de filé mignon, ficam por conta dos molhos que você pode fazer para acompanhar este preparo de carne, como por exemplo o filé mignon ao molho madeira, molho de mostarda, queijo gorgonzola, vinho tinto e tantas outras.

Você verá que em nossa seção de Receitas de Carne, existem diversas outras receitas de filé mignon, como medalhões, filé à Chateaubriand e outras que em alguns casos também podem ser feitas no forno.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de rosbife de filé mignon e outras delícias publicadas no Clube de Receita, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

3 COMENTÁRIOS

• Olá Bélit

Agradecemos o seu comentário sobre a nossa receita de rosbife de filé Mignon. Quanto ao fazélo com outros cortes de carne, é possível sim. Dá para fazer rosbife de alcatra e também o rosbife de lagarto redondo. Em breve vamos publicar estas receitas aqui no site.